Aftas

Postado por Victor Castilho sexta-feira, 12 de novembro de 2010

 Aftas

A afta, também é conhecida como uma úlcera, ocorre especialmente em algumas partes da boca, como na mucosa labial, no assoalho e muito raramente nas gengivas e no céu da boca. Manifesta-se como um machucado pequeno na mucosa. É uma ferida considerada limpa, pois não é provocada por nenhum microorganismo, como bactéria ou fungo.
ste problema envolve fatores hormonais, psicossomáticos, infecciosos e hereditários, assim como tensão pré-menstrual, deficiência nutricional e deficiência no sistema imunológico, ou ainda a ação de todos eles. Porém, ainda não existe a definição para a causa e nem um tratamento correto.

Observou-se o aparecimento de úlceras similares à afta em pessoas com pós-operatório muito longo e imunologicamente deprimidas. Traumatismos bucais causados pelo uso de aparelho ortodôntico e por próteses mal adaptadas, por exemplo, podem causar aftas. A dor está presente nas mais variadas intensidades, desaparecendo entre 7 a 14 dias.
Embora os especialistas ainda não conheçam ao certo a verdadeira causa da afta, sabe-se que e
  •  Características
  •  Tratamento
  •  Alimentação adequada
  •  Dicas importantes para você

  Características

O ciclo da afta começa com sensação de formigamento ou incômodo na mucosa da boca. Entre 24 e 48 horas depois, surge um ponto avermelhado. Com o tempo, o núcleo da lesão vai ficando esbranquiçado e, quando a afta está madura, surge a ferida no seu centro. Normalmente a afta desaparece em sete dias, sem que seja usado tratamento algum.

Veja algumas características gerais das aftas:
 surgem em qualquer pessoa, mesmo as mais saudáveis;
 o mau hálito e a febre não são características das aftas normais;
 sua cura não é definitiva;
 não são contagiosas;
 não existem fungos ou bactérias nas aftas, e por isso são consideradas limpas.


   Tratamento
Normalmente a cura é espontânea, ocorre entre 7 e 15 dias. Procure não utilizar produtos cáusticos no local, porque estes podem diminuir a dor, mas também destruir o tecido. O bicarbonato de sódio, por exemplo, serve como espécie de anestésico, pois destrói as células nervosas responsáveis pela dor. No entanto, faz a afta demorar ainda mais para desaparecer, pois danifica os tecidos saudáveis da mucosa.

Antiinflamatórios com corticóides são muito usados em bochechos ou em pomadas apropriadas. O uso local de anestésico líquido (bochecho), como a xilocaína, é muito indicado antes das refeições.

Não deixe de se alimentar; procure ingerir as vitaminas, sais minerais e nutrientes que o organismo necessita; prefira alimentos leves e macios. Em caso de muita dor, é recomendado o uso de anestésicos via oral. As deficiências de ferro, vitamina B12 e folato têm sido associadas ao aumento da ocorrência deste problema. O consumo de alimentos ricos nestes nutrientes pode então prevenir as aftas.
As pessoas que usam aparelhos ortodônticos têm maior possibilidade de afta, porque machucam a boca com maior freqüência com o aparelho. Deve-se usar uma cera no local que está lesado. Se a prótese for a causa, peça ao seu ortodontista para ajustá-la.
Se o problema persistir, consulte o dentista imediatamente.

0 comentários

Postar um comentário