Erosão Dentaria

Postado por Victor Castilho quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Erosão dentaria

É a perda de estrutura do dente por ação de substâncias ácidas. O esmalte do dente é composto por minerais, e quando substâncias ácidas entram em contato com o esmalte elas promovem sua desmineralização, ou seja, por meio de reações químicas o esmalte perde seus minerais para o meio ácido, ocorrendo o que chamamos de erosão.
Resumindo: substâncias ácidas “dissolvem o dente”!
De que maneira a erosão dentária pode acontecer?

O consumo freqüente de alimentos e bebidas com grande conteúdo ácido é a causa mais comum de erosão dentária.
Quando o esmalte dental é exposto a ácidos (de alimentos, bebidas ou do estômago), ele amolece temporariamente e perde parte do seu conteúdo mineral. A saliva ajuda a neutralizar a acidez, restaura o equilíbrio natural da boca e lentamente endurece o esmalte dental. Entretanto, como o processo é lento, se o ataque ácido ocorrer com freqüência, o dente não tem tempo de se recuperar.
Várias frutas, vinagres, refrigerantes e vinho podem ser altamente ácidos e, assim, são potencialmente prejudiciais aos dentes. Os alimentos ácidos não devem e não são facilmente evitáveis, mas deve-se tomar cuidado quanto à freqüência e à maneira como são consumidos.
Não é somente o que é consumido que causa erosão ácida, mas também a maneira como os itens ácidos são mantidos na boca. Manter ou reter alimentos e bebidas ácidas na boca prolonga a exposição dos dentes ao ácido, aumentando assim o risco de erosão. O hábito de beber uma bebida ácida "bochechando", por exemplo, pode aumentar seu contato com os dentes, aumentando, de novo, o risco de erosão.
A dieta, e o modo como alimentos e bebidas ácidas são consumidos, é a causa mais provável de erosão dentária. Entretanto, ela também pode resultar da presença de ácidos gástricos na boca, por exemplo, como conseqüência de bulimia (vômitos) ou indigestão (regurgitação / refluxo gástrico).
Também existem casos - como resultado da exposição ocupacional ou industrial - nos quais a erosão dentária pode ser causada, por exemplo, pela inalação prolongada de vapores ácidos.

Prevenção

Para ajudar a proteger seus dentes dos efeitos da dieta ácida, existem várias iniciativas que podem ser tomadas:
Evitar escovar os dentes imediatamente após consumir alimentos e bebidas ácidas já que o esmalte está muito amolecido, vulnerável. É melhor aguardar, pelo menos, 1 hora para escová-los após as refeições.
Ingerir bebidas ácidas rapidamente - não as mova ao redor da boca nem as retenha por períodos prolongados na boca - ou opte por usar um canudo que chegue até a parte posterior da boca. Refrigerantes devem ser evitados.
Escovar os dentes suave e minuciosamente com uma escova de cerdas macias
Selecionar cremes dentais pouco abrasivos, não ácidos e que forneçam alta disponibilidade de flúor.
Consultar regularmente um dentista e esclareça qualquer dúvida que você venha a ter.

Tratamento

O diagnóstico precoce acompanhado do aconselhamento da dieta e o monitoramento ajudam a tratar de forma bem sucedida e prevenir a progressão da erosão dentária.
No entanto, nos estágios avançados da erosão dentária pode haver necessidade de um tratamento caro e complicado para restaurar a forma e função normal do dente. Este é o motivo pelo qual a compreensão do problema e a tomada de iniciativas para minimizar o risco é tão importante.
Consulte regularmente um cirurgião dentista, pois todo tipo de problema bucal é mais simples de ser resolvido quando descoberto no início!

0 comentários

Postar um comentário