Gengivite

Postado por Victor Castilho sexta-feira, 12 de novembro de 2010

 Gengivite

A gengivite é a inflamação da gengiva  . Começa da mesma maneira que a cárie. A placa bacteriana se adere ao dente, provocando inflamação nas gengiva, mas existem outros fatores que podem contribuir para o aparecimento da doença — por exemplo: a diabetes, alimentação inadequada, restaurações ou próteses, cigarro, puberdade, gravidez, estresse, e medicamentos. A gengivite evolui desta forma:
 Cálculo — Com o tempo, a placa bacteriana se calcifica em certas áreas, formando o cálculo ou tártaro. Se a placa não for removida, ela aumentará e penetrará entre os dentes e a gengiva, causando inflamação. A gengiva inflamada caracteriza-se por excesso de vermelhidão, inchaço e sangramento espontâneo ou à escovação;
 Bolsa — Com a falta de higienização adequada e a não remoção do tártaro, aparecem bolsas entre os dentes e a gengiva. As bolsas criam espaço para maior acúmulo de resíduos alimentares e placas bacterianas junto das raízes dos dentes. Isto impede a escovação adequada, a penetração do flúor e favorece as bactérias, criando um ambiente adequado para seu desenvolvimento. A placa bacteriana e o tártaro provocam um desvio da gengiva, enfraquecendo as estruturas de apoio (ossos), podendo ocorrer até a perda do dente.

Importante: A gengivite pode ser solucionada com uma escovação adequada e o uso do fio do dental. Porém, quando surge o cálculo (tártaro), o tratamento deve ser feito com o dentista. Este também deve ser procurado se acontecer sangramento freqüente da gengiva, apesar de uma escovação apropriada. Diminua o consumo de frutas secas e outras comidas pegajosas que se aderem facilmente aos dentes.

0 comentários

Postar um comentário