Atrição Dentaria

Postado por Victor Castilho quarta-feira, 17 de novembro de 2010


Atrição Dental consiste no desgaste mecânico das estruturas dentais causado pelo contato entre dentes antagonistas durante a Oclusão e o ato da Mastigação, tem sido relatado, em menor eficiência, o desgaste de dentes contíguos (Faces.Proximais)

O local e ocorrência Atrição Dental é, preferencialmente, nas faces oclusais, incisais, linguais dos Dentes Anteriores Superiores e vestibulares dos dentes anteriores inferiores. A aparência clínica quanto a primeira manifestação da Atrição Dental poderá ser um pequeno desgaste localizado na “ponta” ou no “bordo” da cúspide dental ou, então, um ligeiro aplainamento (achatamento) da bordo incisal dos dentes.

A Atrição no seu estado mais crítico de progressão poder ser denominado Atrição Dental Avançada onde existe a perda total da Estrutura do Esmalte em uma ou mais áreas, podendo apresentar-se clinicamente como facetas dentais grandes, planas, lisas, brilhantes deixando a estrutura da Dentina exposta ao meio bucal tendo o aspecto de cor amarelada ou castanha.

Em decorrência da exposição dos canalículos dentinários (Desgaste - Dentina exposta ao meio bucal – Saliva, Alimentos e Líquidos) inicia-se a Irritação (mecânica e química) dos processos odontoblásticos estimulando a formação da Dentina Secundária objetivando a proteção da polpa dental, e nestas condições poderá produzir aspectos radiográficos. A constatação da Dentina Secundária, mediante o Exame Radiográfico, é a presença da imagem mais radiopaca (mais clara em comparação com a Dentina) e, conseqüentemente, redução do tamanho e formato da Câmara Pulpar.

Em relação ao Tratamento da Atrição Dental é preconizada a remoção do fator causal (Fator Etiológico) e, posteriormente, e em função de cada caso clínico a Restauração Dental. Dependo da Avaliação Clínica e as condições etiológica pode ser indicado a Placa Mio-Relaxante (Placa de Mordida Oclusal - PMO) para diminuir a o hábito da Atrição Dental Noturna (Bruxismo).

A sensibilidade dental pode ser reduzida mediante procedimento de Dentística Restauradora empregando o material Forrador de Cavidade (Proteção Pulpar).

Como complemento podem ser indicados Enxaguatórios (colutório) que são “anti-sépticos” (Anti-Sépticos Bucais) para bochechos e Dentifrícios (Pasta Dental) contendo em sua composição: Cloreto de Estrôncio, Fluoreto Estanhoso ou Monofluorofosfato.

A montagem em Articulador contribui para detectar as alterações da Oclusão Dental e instituir o Tratamento Odontológico e correção da oclusão para impedir o contato “topo a topo” dos dentes.

A estrutura dental perdida pode ser restaurada com os materiais compatíveis com cada caso clínico, sendo que, atualmente tem sido recomendado Resinas Compostas, Restaurações Metálicas e Coroas Totais, portanto, os procedimentos estarão na dependência da evolução técnica e científicas dos materiais restauradores.

0 comentários

Postar um comentário