Cárie de Mamadeira

Postado por Victor Castilho segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Primeiramente é necessário que a mãe e a criança tenham uma orientação e entendam o que é a doença cárie e como previní-la, para se obter com o tempo uma mudança da mentalidade da população.

Aos 3 anos de idade, 60% das crianças já tiveram cárie, portanto a prevenção deve começar antes. Deve-se iniciar com orientações às gestantes, e acompanhar a criança desde o nascimento do primeiro dente.

O tratamento deve ser educativo para os pais e preventivo/curativo para as crianças, com atenção no primeiro ano de vida e determinação e controle dos fatores de risco.

A cárie é uma doença infecciosa, transmissível e multifatorial, ou seja, depende de vários fatores para o seu desenvolvimento, o principal é o hábito, ou melhor a higiene bucal e a dieta.

A cárie de mamadeira acomete a dentição decídua, ou seja, dentes de leite de crianças pequenas que estão acostumadas a terem suas alimentações através de mamadeiras, mas especificamente as noturnas e o pior, adoçadas demais.

As lesões ocorrem normalmente em todos os dentes superiores, mais severamente nos incisivos(dentes da frente), também nos inferiores primeiro e segundo molares(dentes do fundo). Atinge todas as faces do dente, deixando-o totalmente destruído. Exemplificado na foto ao lado.
Quando uma criança faz uso da mamadeira noturna açucarada, ocorrem vários fatores que agrupados, propiciam o aparecimento deste tipo de lesão. A criança quando adormece tem uma diminuição da frequência de deglutição e dos movimentos musculares bucais em geral, além disso, tem uma redução no fluxo salivar que ajudaria a combater as bactérias. Todos esses fatores, somados ao tempo que a criança permanece nesse estado, são suficientes para o enfraquecimento das superfícies dentais.

Os clínicos sentem grande dificuldade em conscientizar as mães sobre o efeito da mamadeira noturna, pois estas ficam no impasse entre as necessidades de alimentação e psicofisiológicas da criança e o efeito maléfico inerente ao hábito.

Pode acontecer de algumas crianças, apesar da alimentação por mamadeira noturna, não apresentarem o referido quadro.

O primeiro passo no tratamento deste tipo de cárie, seria a conscientização da mãe, sugerindo a suspensão da alimentação noturna por mamadeira, em crianças maiores. Nas crianças menores, a mãe precisa higienizar a boca da criança após a mamadeira, com uma gaze com água limpa ou se possível escovando os dentes da criança.

Para que possamos reduzir o potencial cariogênico da mamadeira, é aconselhável que retire o açucar da mesma. Não esquecendo de sempre consultar um Dentista de sua confiança.

Criança com "cárie de mamadeira"


0 comentários

Postar um comentário